História :: Corpo de Bombeiros Voluntarios de Rolante



Sociedade Civil Corpo de

Bombeiros Voluntarios

de Rolante


193




Temos uma história marcada por grandes momentos desde nossa existência.

Nascemos do ideal de uma brigada de incêndio, que apesar de pequena, teve suas bases bem montadas, encabeçadas por líderes que tinham a convicção de que a comunidade merecia e necessitava de uma estrutura maior prestando um serviço pontual e constante.

Após um grande incêndio que consumiu um restaurante em pleno centro da cidade, a comunidade mobilizou-se em criar uma estrutura local que comportasse o atendimento emergencial, acreditando no ideal do Voluntariado e assim fundando a Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante no dia 14 de fevereiro de 2001. Mas os desafios não estavam somente no fogo, e a prova disso foi que em agosto de 2001, uma grande enchente marcou os nossos primeiros momentos de atuação, pois mesmo sem estrutura e equipamentos adequados os Bombeiros Voluntários realizaram atendimentos, afirmando seu compromisso com a comunidade.

A primeira sede que comportou a estrutura operacional dos Bombeiros Voluntários foi um espaço cedido pela Administração Municipal, localizado junto a Prefeitura Municipal onde oficialmente iniciou o atendimento 24 horas à comunidade no dia 9 de novembro de 2001, junto com a chegada e entrega dos primeiros veículos.

Para prestar o atendimento, a entidade recebeu um caminhão Mercedes-Benz, modelo 1113, ano 1972, cedido pela Prefeitura Municipal sendo que a comunidade angariou os recursos necessários para transformá-lo em um veículo de bombeiro destinado ao controle de incêndios. A Polícia Rodoviária Federal realizou a doação de um veículo administrativo, um Opala ano 1982 e que foi revitalizado pela comunidade.

As ocorrências foram crescendo, neste momento a entidade passou por uma reestruturação administrativa e operacional para poder acompanhar o crescimento da comunidade, objetivando o aperfeiçoamento do atendimento.
Diante das necessidades sempre contamos com pessoas comprometidas com nossos objetivos. Fomos agraciados com uma nova sede, um prédio cedido pela empresa Musa Calçados, situado na Av. Cel. João Linck, 489, que foi oficialmente apresentado a comunidade no dia 16 de agosto de 2003, onde permanecemos até a presente data. 
Com a nova sede, fomos à busca de novos veículos e equipamentos para oferecer melhorias nos atendimentos que vinham aumentando. Fomos contemplados pelo Escritório Consular do Japão em Porto Alegre do Consulado Geral do Japão em Curitiba, através do APC - Assistência para Projetos Comunitários com o projeto “Resposta a Desastres priorizando a Vida”. 
Este projeto aprovou a compra de um caminhão VW 8-150 Delivery 0 km, equipado com uma estrutura de bombeiro, contendo tanque de água com capacidade de 1800 litros, tanque de LGE - Líquido Gerador de Espuma com capacidade de 120 litros, bomba de incêndio de 250 GPM alta pressão, compartimentos para equipamentos e cabine suplementar para atendimento de primeiros socorros, que foi entregue oficialmente no dia 27 de julho de 2007, em cerimônia realizada na sede dos Bombeiros Voluntários com a presença do Ilustríssimo Senhor Cônsul Haruyoshi Miura.

Na seqüência a Prefeitura Municipal realizou a substituição do primeiro veiculo, por outro caminhão mais moderno, com a parceria dos empresários do município foi reconfigurado recebendo nova estrutura de atendimento.

Em 03 de abril de 2008 foi oficializada a entrega de uma unidade de suporte básico de vida a comunidade, através de uma parceria entre Bombeiros Voluntários e Prefeitura Municipal via Secretaria da Saúde, que visa o atendimento 24 horas por dia na remoção interna de pacientes.

Graças ao empenho da Administração Municipal, parceria com empresários, da Comunidade Rolantense e do valoroso trabalho dos Bombeiros Voluntários nas participações em eventos no município, a entidade entregou no dia 04 de julho de 2009, um caminhão cabinado com capacidade de 5 mil litros de água potável e bomba de incêndio de 1000 GPM, que trouxe maior solidez ao sistema de atendimento. Entrega esta realizada na Praça da Matriz com a presença de autoridades municipais, empresários e comunidade em geral.

E a nossa história continua assim: na busca constante e incessante por aperfeiçoamento técnico, autonomia da estrutura administrativa e operacional, garantindo o melhor atendimento a nossa comunidade, honrando nosso ideal e dignificando os BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS.